A Cia Escaramucha de Teatro comemora 5 anos de trabalho continuado lançando-se a um grande desafio: apresenta a partir de 4 de junho “Quando as máquinas param”, de Plínio Marcos, um dos maiores e mais polêmicos autores nacionais. O texto, embora escrito em 1967, é de uma atualidade estonteante, pois tem como mote o desemprego, que em tempos de crise voltou a assombrar com força total não só o Brasil, mas o mundo. Plínio Marcos não gostava muito desta atualidade e certa vez declarou: “Lamentavelmente meu teatro não perdeu o sentido e isso se deve única e exclusivamente ao país, que não evoluiu. Então, minhas peças continuam as mesmas”.
“Quando as Máquinas Param” é o único texto de Plínio Marcos que apresenta uma história de amor sem marginais e submundo. No entanto, aponta a marginalidade a que está condenado o homem comum. O espetáculo conta a história do casal Zé ( Rômulo Rodrigues) e Nina (Ana Berttines). Zé gosta muito de futebol: é torcedor fanático e joga pelada com a garotada da rua. Nina adora novelas. Ele é operário. Ela costura para fora. Eles se amam e juntos já conseguiram algumas vitórias: casaram, alugaram uma casa, pensam em ter filhos. Formam um casal feliz. Até Zé perder o emprego. Agora eles vão ter que lutar diariamente contra todas as limitações sociais que colocam em risco a continuidade e o objetivo do seu amor.
O espetáculo é a quarta montagem da Cia Escaramucha de Teatro e tem a renomada atriz Camilla Amado assinando a direção junto com Márcio Vieira, integrante da Cia e diretor dos últimos espetáculo do grupo. Camilla assina a direção de elenco e Márcio, a direção da encenação. No palco estão os atores Ana Berttines e Rômulo Rodrigues, felizes por terem a oportunidade de mostrarem seus trabalhos fora do universo das comédias. Sobre o desafio de montar um drama numa época em que só o humor parece triunfar, Camilla Amado, ao ser convidada para fazer parte do projeto, comentou “Em tempos em que as comédias pastelões monopolizam o teatro carioca é muito estimulante montar Plínio Marcos”.
O espetáculo fará sua estréia aberta ao público na CASA DE CULTURA LAURA ALVIM / ESPAÇO ROGÉRIO CARDOSO , em Ipanema, às 21h da quinta feira dia 4 de junho. A temporada acontece até 2 de agosto, de quinta a sábado às 21h e domingo às 20h.
CASA DE CULTURA LAURA ALVIM
Av. Vieira Souto, 176 Ipanema, Rio de Janeiro Tel: 2332-2015 70 lugares _________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário